Página Inicial
» Projetos
Valores de professores de adolescentes: A influência da formação profissional

Coordenadores: Felipe Queiroz Siqueira e Lia Beatriz de Lucca Freitas

A escola possui um papel de extrema importância para a educação moral. Os docentes podem auxiliar os jovens a desenvolver a autonomia, principalmente na adolescência, uma vez que é nesse período que eles deixam de imitar a escala de valores de figuras de autoridade e passam a constituir a sua própria.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consideram que quatro temas deveriam ser abordados na escola: (a) solidariedade, (b) respeito mútuo, (c) justiça e (d) diálogo.  Alguns estudos indicam que há relações entre a formação do professor e seus valores.  Assim, este estudo tem como objetivo principal investigar se a formação – inicial e continuada – de professores de adolescentes, em Porto Alegre – RS, influencia a adesão dos professores a valores importantes para a educação moral.  

Logotipo feito pela Luzz Design - Site desenvolvido pela msmidia.com