Página Inicial
Publicações

ARTIGOS | LIVROS E CAPÍTULOS | TESES E DISSERTAÇÕES

 

Artigos

Palhares, F., &Freitas, L. B. L. (2017). Materialismo de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil. Psico, 48, 61-69. doi: 10.15448/1980-8623.2017.1.23652

Siqueira, F. Q., Calza, T. Z., Sarriera, J. C., & Freitas, L. B. L. (2017). O valor dos valores: A perspectiva de pais em relação a seus filhos. Estudos interdisciplinares em Psicologia, 8, 55-75. doi: 10.5433/2236-6407.2017v8n1p55

Kiang, L., Mendonça, S., Liang, Y., Payir, A., O’Brien, L., Tudge, J. R. H., & Freitas, L. (2016). If children won lotteries: materialism, gratitude and imaginary windfall spending. Young Consumers, 17, 404-418. doi: 10.1108/YC-07-2016-00614

Merçon-Vargas, E. A., Pieta, M. A. M., Freitas, L. B. L., & Tudge, J. R. H. (2016). Wishes and gratitude of students from private and public schools. Psico-USF, 21, 651-662. doi: 10.1590/1413-82712016210317

Freitas, L. B. L., Tudge, J. R. H., Castro, F. M. P., &Prestes, A. C. (2016). Relações entre desenvolvimento da gratidão e tipos de valores em jovens. Psico-USF, 21, 13-24.doi:10.1590/1413-82712016210102

Dellazzana-Zanon, L. L., & Freitas, L. B. L. (2015). Uma revisão de literatura sobre a definição de projeto de vida na adolescência. Interação em Psicologia, 19(2), 281-292.

Tudge, J. R. H., Freitas, L. B. L., & O’Brien, L. T. (2015). The virtue of gratitude: A developmental and cultural approach. Human Development, 58, 281-300. doi: 10.1159/000444308

Tudge, J. R. H., Freitas, L. B. L., Mokrova, I., Wang, Y., & O’Brien, M. (2015). The wishes and expression of gratitude of children and adolescents. Paidéia. 25, 281-288. doi: 10.1590/1982-43272562201501

Dellazzana-Zanon, L. L., Freitas, L. B. L., & Zanon, C. (2014). Adaptação do questionário de tarefas domésticas e de cuidado de irmãos. Estudos de Psicologia (Campinas), 31, 477-487.

Prestes, A. C., Castro, F. M. P., Tudge, J. R. H., & Freitas, L. B. L. (2014). Desenvolvimento de valores em crianças e adolescentes. Leopoldianum, 40, 25-36.

Santos D. L., Prestes, A. C., & Freitas, L. B. L. (2014). Estratégias de professoras de educação infantil para resolução de conflitos entre crianças. Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 247-254.

Rava, P. G. S., & Freitas, L. B. L. (2013). Gratidão e sentimento de obrigatoriedade na infância. Psico-USF. 18(3), 383-394.

Dellazzana-Zanon, L. L., Bordini, G. S., Sperb, T. M., & Freitas, L. B. L. (2013). Pesquisas sobre desenvolvimento moral: Contribuições da psicologia brasileira. Psico, 44(3), 342-351.

Campos, M. N., Freitas, L. B. L., Grabovschi, C. (2013). Cooperation and collaboration in higher education: An exploratory study on the cognitive, affective, and moral dimensions of online argumentation. International Journal of Online Pedagogy and Course Design, 3(1), 1-16.

Nelson, J. A., Freitas, L. B. L., O’Brien, M., Calkins, S. D., Leerkes, E. M., & Marcovitch, S. (2013). Preschool-aged children’s understanding of gratitude: Relations with emotion and mental state knowledge. British Journal of Developmental Psychology31, 42–56

Tudge, J. R. H., & Freitas, L. B. L. (2012). Internationalization, globalization and culture. Psicologia & Sociedade, 24(3), 547-556.

Dellazzana-Zanon, L. L., & Freitas, L. B. L. (2012). Tipos de sanção escolhidos por adolescentes que cuidam e educam seus irmãos menores. Nuances: estudos sobre Educação23(24), 78-94.

Freitas, L. B. L., O'Brien, M., Nelson, J. A., Marcovitch, S. (2012). A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 330-338.

Freitas, L. B. L., Pieta, M. A. M., & Tudge, J. R. H. (2011). Beyond politeness: The expression of gratitude in children and adolescents. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(4), 757-764.

Freitas, L. B. L., Mileski, A. Z., & Tudge, J. R. H. (2011). O juízo moral das crianças sobre a ingratidão. Aletheia, 34, 6-18.

Palhares, F., Rava, P. G. S., Hoefelmann, T. B., Pieta, M. A. M., & Freitas, L. B. L. (2011). Deve-se retribuir? Gratidão e dívida simbólica na infância. Estudos de Psicologia, 16(1), 75-82.

Dellazzana, L. L., & Freitas, L. B. L. (2010). Um dia na vida de irmãos que cuidam de irmãos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(4), 595-603.

Dellazzana, L. L., Sattler, M. R., & Freitas, L. B. L. (2010). A importância da inclusão da família na intervenção contra o bullying. Pensando famílias, 14(1), 109-120.

Freitas, L. B. L., & Pieta, M. A. M. (2009). Sobre a gratidão. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(1), 100-108.

Freitas, L. B. L., Silveira, P. G., & Pieta, M. A. M. (2009). Um estudo sobre o desenvolvimento da gratidão na infância. Revista Interamericana de Psicologia / Interamerican Journal of Psychology, 43(1), 49-56.

Freitas, L. B. L., Silveira, P. G., & Pieta, M. A. M. (2009). Sentimento de gratidão em crianças de 5 a 12 anos. Psicologia em Estudo14(2) 243-250.

Freitas, L. B. L., Shelton, T. L., & Tudge, J. R. H. (2008).  Conceptions of US and Brazilian early childhood care and education: A historical and comparative analysis. International Journal of Behavioral Development32 (2), 161–170.

Freitas, L. B. L. (2002). Piaget e a consciência moral: Um kantismo evolutivo? Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(2), 303-308.

Freitas, L. B. L. (1999). Do mundo amoral à possibilidade de ação moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12(2), 447-458.

 

Livros e capítulos

Dani, L. S. C., & Freitas, L. B. L. (2017). Reflexões sobre educação moral. Campinas: Mercado de Letras.

Freitas, L. B. L., & Castro, F. M. P. (2017). Educação para a gratidão. In: L. S. C. Dani & L. B. L. Freitas (Eds.), Reflexões sobre educação moral (pp. 89-114). Campinas: Mercado de Letras.

Dellazzana-Zanon, L. L., Riter, H. S., & Freitas, L. B. L. (2015). Projetos de vida de adolescentes que cuidam e que não cuidam de seus irmãos menores. In: R. M. S. de Macedo (Ed.), Expandindo horizontes da terapia familiar (pp. 101-122). Curitiba: CRV.

Tudge, J. R. H. & Freitas, L. B. L.  (2012). Parentalidade: Uma abordagem ecológico-cultural. In: C. A. Piccinini & P. Alvarenga (Eds.). Maternidade e paternidade: A parentalidade em diferentes contextos (pp. 171-196). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Dellazzana, L. L. & Freitas, L. B. L. (2012). Cuidado entre irmãos: A parentalidade além da mãe e do pai. In: C. A. Piccinini & P. Alvarenga (Eds.). Maternidade e paternidade: A parentalidade em diferentes contextos (pp. 319-340). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Freitas, L. B. L., Shelton, T. L., & Sperb, T. M. (2009). Conceptions of early childhood care and education in Brazil (pp. 279-291). Em M. Fleer, M. Hedegaard, J. Tudge, & A. Prout (Eds.), Constructing childhood: Global-local policies and practices. London: Routledge.

Freitas, L. B. L. (2007). Psicologia moral: Perspecivas e controvérsias. Em R. S. Feldmann, Introdução à psicologia (pp. 563-565). São Paulo: MCGraw-Hill.

Freitas, L. B. L. (2003). A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez

 

Teses e Dissertações

Ter ou Ser? O materialismo e sua relação com a satisfação de vida em adolescentes. Dissertação de Mestrado
Fernanda Palhares

Juízo moral de crianças sobre humildade na gratidão. Dissertação de Mestrado
Felipe Queiroz Siqueira

Projetos de vida na adolescência: Comparação entre adolescentes que cuidam e que não cuidam e que não cuidam de seus irmãos menores. Tese de Doutorado
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon

Desenvolvimento moral na educação infantil: O que pensam as educadoras. Dissertação de Mestrado
Diana Leonhardt dos Santos

A gratidão e suas relações com o sentimento de obrigatoriedade na infância. Tese de Doutorado
Paula Grazziotin Silveira Rava

A ingratidão: O juízo moral de crianças de 5 a 12 anos. Dissertação de Mestrado
Aline Zimmermann Mileski

A expressão do sentimento de gratidão: Um estudo com crianças e adolescentes escolares de Porto AlegreDissertação de Mestrado
Maria Adélia Minghelli Pieta

Irmãos que cuidam de irmãos: Concepções de justiça retributiva. Dissertação de Mestrado
Letícia Lovato Dellazzana

Logotipo feito pela Luzz Design - Site desenvolvido pela msmidia.com